Este projeto nasceu depois de algumas conversas informais entre professores onde era, constantemente, referido que os Pais vinham pouco à escola. Destas conversas houve alguns momentos de reflexão pessoal onde procurava perceber qual a razão para os pais não comparecerem tanto, quanto era desejável, na escola.
Várias foram as questões levantadas, mas houve uma que ficou bem presente…faltava diálogo entre a escola e famílias. Posto isto, surgiram novas questões para poder estabelecer melhores relações/laços.
Desta forma surgiu este projeto realizado em parceria com a Associação de Pais, com o objetivo de criar um grupo de reflexão direcionado para a resolução de problemas que visem a melhoria das relações entre escola/família para desta forma aproximar os pais da escola. Com a criação deste grupo de reflexão sobre diversas problemáticas ambicionamos cativar os pais dos diversos níveis socioeconómicos, etnias e de diferentes grupos profissionais que estão presentes na escola.
Com esta colaboração conseguiremos promover atividades de formação/sensibilização às famílias, professores e restantes intervenientes no processo educativo, disponibilizando recursos que satisfaçam algumas necessidades da escola, promovendo a integração e a transição dos alunos para outras instituições de ensino, entre outros.
A partilha de experiências, as dificuldades e os sucessos dos vários pais em ligação com os conteúdos apresentados pelos professores/psicólogos intervenientes pretende melhorar comportamentos, refletir sobre estratégias e discutir novas maneiras para atuarem com os seus filhos.
Existe ainda a ambição de, se possível, partilhar responsabilidades e recursos com diferentes instituições e organismos existentes na comunidade (Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Centro de Saúde…).
Sem comentários:
Enviar um comentário